Ter uma área de TI para PME é algo que sempre acaba sendo deixado em segundo plano. Porém, não podemos negar a importância desse setor. Afinal, todos nós dependemos da tecnologia atualmente. Não há como fugir.
Talvez a sua empresa não tenha condições, no momento, de ter uma área de TI. Por isso, é você quem precisa ficar atento aos seus equipamentos. Existem práticas de TI para PME que você mesmo pode executar. Elas darão mais segurança para o seu negócio, além de aumentar sua produtividade.
Saiba quais são essas práticas neste artigo especial, feito em parceria com a NetSupport.
1. Faça backup regularmente
Essa talvez seja a ação de TI para PME mais importante e que evita mais problemas. Estabelecer uma rotina de backup é obrigatório.
O backup nada mais é do que uma cópia dos dados produzidos pela empresa durante um determinado período. O recomendado é que ele seja feito diariamente. Porém, de acordo com o ambiente do seu negócio, você pode definir qual é a sua frequência ideal.
Ter um backup pode salvar o seu negócio em casos como:
- Sequestro de dados, através de ramsonwares;
- Ataques de vírus que danifiquem o computador;
- Necessidade de formatação de máquina repentina;
- Danos irreversíveis em hardware ou software;
- Desastres que comprometam os equipamentos da empresa.
2. Invista em um servidor
Conforme o seu negócio cresce, com certeza você precisará investir em um servidor corporativo.
O servidor é um computador robusto, que centraliza as informações da empresa em um único ponto, auxiliando os demais dispositivos, conectados à rede, no processamento de dados.
Você pode escolher entre ter um servidor em nuvem, usando serviços especializados nesse setor, ou ter o seu próprio servidor físico. Tudo dependerá das necessidades do seu negócio.
Independentemente do tipo, o servidor é um item de TI para PME de extrema utilidade. Faça essa aquisição para sua empresa!
3. Use serviços terceirizados de suporte de TI para PME
Ter um profissional de TI para PME é algo que o orçamento da grande maioria das pequenas empresas ainda não comporta. Dependendo do segmento de atuação do seu negócio, talvez nem valha a pena investir em um profissional “full time”. Já que você corre o risco de ele ficar ocioso, com a falta de chamados para solucionar.
Porém, não é por isso que a sua empresa não terá acesso a suporte de TI de qualidade. Basta que você procure por boas opções terceirizadas. Utilizando serviços de suporte de TI sob demanda, por exemplo, é possível ter acesso a profissionais capacitados, na hora e local em que você definir. Vale a pena contratar essa opção.
4. Contrate a versão para empresas de antivírus
O Relatório Norton Cyber Security Insights apontou que o Brasil é o quarto país que mais sofreu com cyber crimes em 2016.
As PMEs, em especial, precisam estar ainda mais atentas aos seus recursos de tecnologia. Isso porque elas se tornaram um dos alvos prediletos dos hackers. Portanto, você não pode bobear nesse quesito. Existem ameaças reais, que fazem vítimas todos os dias, como os ramsonwares.
A versão para negócios de um antivírus possui diversos recursos necessários, que garantem a segurança de uma empresa. Avalie e escolha a opção que mais se encaixa com as suas necessidades. Esse é um investimento de TI para PME que realmente faz diferença.
5. Utilize serviços em nuvem
As PMEs estão cada vez mais abertas a aderirem serviços em nuvem. Que tal testar essa alternativa no seu negócio?
A vantagem da nuvem é que você faz as contratações na medida certa para a sua demanda. Nem mais, nem menos, apenas o que você precisa. O que ajuda a reduzir custos desnecessários para o negócio, bem como promover a melhor utilização dos recursos disponíveis.
Além disso, quando for o momento de expandir, não será preciso realizar grandes movimentações. Basta acionar o serviço contratado e aumentar o seu plano.
Você pode contratar serviços de e-mail, Pacote Office, servidores e backup, tudo em nuvem, tendo acesso a todas as suas informações, não importa onde esteja.
6. Faça uma limpeza no computador regularmente
Tem horas que o computador começa a travar, os navegadores ficam lentos e você começa a perder sua paciência. Isso não quer dizer que o seu computador precise ser trocado. Provavelmente, está na hora de fazer uma limpeza nele.
Excluir arquivos temporários, identificar programas desnecessários, limpar cookies e cachê do navegador. Tudo isso ajudará o seu computador a ficar muito mais rápido novamente.
Inclusive, você pode fazer tudo isso por conta própria. Não é preciso nem mesmo acionar um técnico de TI para isso.
7. Agende uma manutenção preventiva
Sem ter uma área de TI para PME é preciso, pelo menos, analisar a sua estrutura de tempos em tempos.
Por isso, agende com uma assistência técnica de TI de sua confiança uma manutenção preventiva, periodicamente, em toda sua estrutura de TI.
Essa ação ajudará a diagnosticar e evitar problemas que podem causar uma pane e parar o seu negócio. Fique atento!
8. Crie senhas fortes
Pode parecer bobagem, mas ter senhas fortes é mais uma atitude que dificulta a entrada de invasores em redes, sistemas, e-mails e etc.
Sem uma área de TI para PME toda precaução é necessária, a fim de garantir a segurança das informações da sua empresa.
Hábitos como usar a mesma senha para todos os logins, números em sequência ou data de aniversário estão vetados. Sai do óbvio e pense em combinações incomuns.
Além disso, é preciso trocar as senhas com frequência para se proteger. As melhores práticas de TI recomendam que elas sejam mudadas, pelo menos, a cada três meses.
9. Tome cuidado ao navegar pela internet
A internet está cheia de perigos para a sua empresa. Além do mais, ela costuma ser a principal porta de entrada de vírus nos computadores. Em 2017 o mundo todo noticiou os ataques dos vírus WannaCry e Bad Rabbit. Ambos infectaram máquinas através da web.
Outro malware comum, que costuma fazer muitas vítimas pela internet, é o phishing. Ele reproduz páginas utilizadas pelos usuários, para enganá-los e conseguir capturar os seus dados.
Vivendo uma realidade em que um novo vírus surge a cada três segundos, é imprescindível ficar atento.
10. Saiba o tipo de suporte que pode lhe ajudar
Se o seu computador parar agora e você precisar de um suporte de TI para PME, você sabe qual profissional deve acionar?
Ter uma noção básica de como funciona sua empresa e, principalmente, entender as especialidades de cada tipo de técnico, será útil na hora de solicitar um chamado. Esse conhecimento adiantará a resolução do problema, pois você saberá exatamente quem deve procurar.
Sendo assim, busque conhecer o que faz o help desk e também o service desk. Assim, você não vai se confundir quando chamar o suporte.
Escrito por: José Carlos R. Júnior
Fonte: https://conube.com.br/
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