Nobreak ou Estabilizador?

Uma dúvida bastante comum entre os consumidores que se preocupam em proteger os seus equipamentos no escritório, casa ou indústria é a diferença entre um nobreak e um estabilizador para PC e outros dispositivos. A confusão existe porque esses aparelhos possuem funções semelhantes: proteger os equipamentos conectados à rede elétrica.

Entretanto, um nobreak para computador tem diferenciais importantes com relação a um estabilizador para geladeira, por exemplo. Porém, cada um deles possui funções úteis e que podem ajudar aqueles que se preocupam com a saúde de seus equipamentos.

O que é um estabilizador?

Esse dispositivo é responsável por estabilizar a tensão elétrica de entrada e que é entregue pela concessionária de energia. Ao receber essa carga, o estabilizador entrega uma saída que sempre permanecerá na mesma tensão, evitando possíveis danos aos equipamentos que estejam conectados a ele.

Em determinadas localidades, é normal que a rede elétrica sofra com surtos de sobrecarga, resultando na variações na tensão de entrada. Ao receber essa carga acima do normal, muitos componentes sensíveis (principalmente de aparelhos como computadores e geladeiras) podem acabar danificando.

É por isso que é bem comum encontrarmos pessoas que utilizam um estabilizador para PC e um estabilizador para geladeira, garantindo a proteção desses dois equipamentos.

Vale ressaltar que esse aparelho também possui a função básica de multiplicar a saída de tomadas, sendo capaz de estabilizar a tensão para todas elas.

O que é um nobreak?

Embora seja muito comum encontrarmos nobreak para computador, esse equipamento pode ser utilizado em conjunto com muitos outros dispositivos. Podemos entender o nobreak como um “estabilizador com bateria”, já que a sua função principal é fornecer energia no caso de uma queda repentina do serviço de luz, evitando que o aparelho conectado desligue inesperadamente.

Assim como um estabilizador, o nobreak também é capaz de estabilizar a tensão de entrada nos dispositivos, oferecendo proteção contra surtos de energia. Porém, o diferencial é exatamente a bateria de nobreak, o que pode ser útil para diversas aplicações.

Além de ser indicado para equipamentos que não podem desligar inesperadamente, o nobreak é uma boa opção para aparelhos que precisam preservar dados essenciais. Esse é o caso de servidores, computadores e equipamentos de CFTV.

É importante salientar que existem dois tipos de nobreaks: online e offline. O modelo online faz o chaveamento para o uso da bateria no momento em que a energia é cortada. Já o offline demora uma fração de segundo para ativar a bateria. De modo geral, o primeiro tipo é mais indicado para equipamentos sensíveis e que não podem ser desligados no caso de perda de energia, enquanto o modelo offline é indicado para equipamentos menos sensíveis, como notebooks e geladeiras.

Estabilizador ou Nobreak: qual escolher?

É importante entender que o nobreak e o estabilizador, embora sejam parecidos, cumprem papéis diferentes. Se você não precisa que os seus equipamentos permaneçam ligados à energia elétrica 100% do tempo, mas ainda quer protegê-los de picos de tensão, o estabilizador para PC é a melhor escolha para você.

Agora, se existe a necessidade de manter os aparelhos ligados, o nobreak é a opção ideal. Nesse caso, é preciso avaliar atentamente a capacidade de bateria de nobreak para saber qual modelo escolher, pois há versões de maior capacidade do que outras.

Fonte: tecmundo