Internalização da equipe de TI: vale a pena?

Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens de manter uma equipe de TI internamente, mas até que ponto essa medida vale a pena?

Existem serviços, atualmente, que, em alguns casos, podem ser ainda mais vantajosos do que arcar com os custos de uma equipe interna. Nesse sentido, é interessante compreender os pontos em que a internalização da equipe de TI é mais benéfica e vantajosa e em quais momentos uma terceirização pode ganhar mais importância.

Em casos de crises, por exemplo, como com a pandemia que vivemos atualmente, é ainda mais essencial que as organizações façam esse balanceamento, para que não percam desempenho, obtendo resultados negativos.

Como todo processo, existem as vantagens e desvantagens de se ter uma equipe de TI interna. Alguns dos benefícios envolvem controle de atividades, já que os colaboradores conseguem reter mais informações corporativas, sendo possível monitorar a organização de forma mais próxima.

A opção de uma equipe interna pode ser favorecida com maior comprometimento, caso a cultura organizacional e o ambiente de trabalho tenham um bom clima motivacional, que faça com que os colaboradores se empenhem no alcance de objetivos e metas. Outra vantagem é a sinergia, alcançada pela promoção de integração entre os membros da equipe, tornando, ainda, a comunicação interna mais eficaz.

Em contrapartida, existem, também, desvantagens da internalização, como aumentos elevados de custos e rigidez, fazendo o empreendedor repensar se deseja mesmo manter uma equipe interna de TI em seu negócio, onde em determinados serviços pode-se chegar a um valor até dez vezes maior em comparação aos custos de uma solução terceirizada.

Empresas com grandes estruturas internas sofrem um pouco mais com esse processo, levando um tempo maior dedicado a treinamentos, capacitação e especialização de certas funções, o que torna a terceirização interessante, mais prática e ágil. Além disso, desmontar uma estrutura interna, quando ela é grande, é muito mais difícil do que cancelar um contrato de serviço terceirizado.

Dessa forma, pensar em um serviço terceirizado para a equipe de TI ganha algumas vantagens, que podem ampliar o desempenho da organização. Um benefício importante é o da flexibilidade, já que, a partir de uma terceirização, os colaboradores podem focar seus esforços em outras necessidades, estruturas internas e estratégias.

Os custos, que conferem certa desvantagem para equipes internas de TI, acabam se tornando uma vantagem para a terceirização, visto que o investimento pode ser, em alguns casos, relativamente menor. Essa vantagem faz, ainda com que a empresa adquira um maior equilíbrio econômico, graças à otimização dos custos.

Outra vantagem de optar por uma terceirização da equipe de TI é que a empresa não precisa investir no treinamento de seus colaboradores, podendo contar com profissionais especializados nas funções, que já possuem as estratégias certas para lidar com cada situação, problema ou alcance de metas e objetivos.

Isso é possível, ainda, graças à competitividade, já que a empresa contratada para fornecer os serviços para a equipe de TI também precisam se manter no mercado e contar com estratégias que a coloquem em evidência.

Assim, da mesma forma que manter uma equipe de TI interna carrega suas vantagens e desvantagens, terceirizar esse serviço também conta com pontos negativos, que devem ser considerados pelo empreendedor.

O primeiro ponto negativo de contratar uma empresa para prestar os serviços de TI é o distanciamento, visto que os profissionais internos enfrentam muitos problemas ligados à comunicação, quando o serviço é terceirizado, o que faz com que esse seja um fator com bastante peso na hora de optar ou não por uma equipe interna de TI.

Aliado à falta de comunicação e consequente distanciamento, existe a desvantagem de um menor controle das atividades, que estão, agora, sob a responsabilidade de outros profissionais.

Com isso, antes que seja possível optar por um ou por outro, empreendedores e, principalmente, gestores da área de TI devem identificar quais são os pontos mais vantajosos e aderentes para a empresa, bem como se estão alinhados com metas e objetivos.

É importante avaliar todas as opções, visto que uma escolha errada pode entregar um resultado negativo para o negócio, colocando-o atrás na competição pelo mercado.

Alan Lopes, CEO e Fundador da CRM Services.

Fonte: https://tiinside.com.br/
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