Meu celular foi hackeado, e agora?

É difícil perceber que um celular foi invadido se não houver nenhum software de segurança previamente instalado e devidamente configurado.

Para identificar a presença de uma invasão de forma “manual” é necessário que a vítima tenha conhecimentos sobre o Sistema Operacional que está utilizando, tenha um ótimo controle sobre os softwares e serviços instalados e saiba como interromper o progresso da invasão enquanto estiver em curso.

Caso você tenha percebido em seu celular que há indícios de que ele foi hackeado de alguma maneira e tem dúvidas sobre o que pode ser feito para que a ameaça seja removida, temos dicas de alguns procedimentos que você pode utilizar como forma de remediar contra as ameaças:

1 – Isole o celular comprometido

Basta remover todas as possibilidades de comunicação do aparelho com outros dispositivos, como: desligando wi-fi, sua rede móvel ou qualquer outro meio de comunicação sem fio. Desligue o aparelho e evite ligá-lo, isso evitará que a ameaça se espalhe.

2 – Instale um software de proteção

Devemos remover a ameaça o quanto antes, por isso, instale um software para fazer uma varredura em seu aparelho e assim colocá-lo em quarentena.

3 – Não pague o “resgate” exigido pelos Hackers.

Pagar o resgate não garante a recuperação dos seus dado.

4 – Troque suas senhas

Essa já é uma prática recomendada em todos os lugares, mas quando você identifica uma ameaça em seu aparelho, faça a troca das senhas imediatamente.