A organização em que você trabalha ou administra tem usado tudo o que está ao alcance para otimizar a produção, a eficiência da equipe ou os lucros?
Enquanto você pensa na resposta provavelmente alguma novidade tecnológica já está sendo testada ou lançada no mundo e você ainda nem conhece a versão do ano passado…
É nesse ritmo que a Tecnologia da Informação (TI) vem se desenvolvendo no globo, com investimentos crescentes para a implementação destas novidades nos negócios.
De tecnologia 4.0 a softwares de gestão, o mercado tem uma infinidade de possibilidades que podem ser aplicadas na sua empresa.
É preciso apenas ajustar ao interesse da administração, à área de atividade e ao orçamento da organização.
O investimento de tecnologia nas empresas
É impensável hoje uma corporação que não empregue recursos de TI, pois ela é uma ferramenta essencial para agilizar e organizar processos administrativos, reduzindo custos para a instituição.
Quanto maior o conhecimento produzido, mais rapidamente evolui a tecnologia. E sabendo fazer um bom uso de inovações tecnológicas podem ser oferecidos serviços e produtos de melhor qualidade.
O setor da indústria é o que mais investe em tecnologia no Brasil e, mesmo assim, ainda está em atraso com relação aos países de primeiro mundo.
Na esfera industrial o conceito de Tecnologia 4.0 vem, a passos lentos no país, tomando conta do modo de produção.
A ideia de 4.0 está associada a descentralização, operação em tempo real e virtualização, além de redução de custos, conservação ambiental e maior segurança.
Porém, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 43% das empresas ainda não identificam quais tecnologias têm potencial para alavancar a competitividade do setor industrial.
Outro dado interessante foi levantado pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) e aponta que as organizações investem, em média, 7,6% de suas receitas em TI. Já o retorno deste investimento é o aumento em 7% do lucro a cada 1% investido.
Não importa qual o tamanho da organização, o investimento em TI vai garantir bom retorno. A indústria está na ponta, com os sistemas mais integrados e novidades high tech.
Mas alguns princípios que norteiam o crescimento da produção na indústria também podem auxiliar outros setores e espaços de médio e pequeno portes.
Ferramentas de TI
Como já explicitamos, as possibilidades para modernizar uma organização depende do objetivo a ser alcançado, do orçamento que pode ser investido e da área de atuação de cada setor.
Contudo, algumas ferramentas podem fazer a diferença em qualquer instituição que deseje otimizar tempo e dinheiro investidos.
Isso independente dessas características peculiares a cada uma, o que tem potencial de facilitar a vida dos empreendedores e automatizar processos.
Escolhemos quatro tecnologias que têm o potencial de ajudar você neste processo de familiarização com a TI.
Internet das coisas ou Internet of Things (IoT)
A transformação digital vem mudando nossos hábitos de vida e consumo. Sistemas estão sendo desenvolvidos para que as pessoas tenham experiências únicas, de forma simples e com pouca intervenção.
Mas, o que é IoT?
É o que podemos chamar de “ecossistema tecnológico” em que os objetos estão interconectados. Ela impacta em como nos relacionamos com os objetos e como eles interagem entre si, por meio da internet.
Fazer a impressão de documentos apenas pelo comando de voz, o eletrodoméstico enviar a lista de alimentos que está faltando ou um médico ser avisado através de seu smartphone de que houve alguma alteração com o seu paciente, detectado por um chip, são alguns dos exemplos de uso.
Com o objetivo de transformar dados em informações úteis, a Internet das Coisas ajuda pessoas e organizações ao agilizar e tornar mais eficientes todos os processos.
Big Data Analytics
O cruzamento de dados para tomada de decisões assertivas e inteligentes podem ser obtidos por meio do Big Data.
A análise e interpretação de informações não estruturadas são feitas por meio de ferramentas específicas que geram uma quantidade de referências importantes. Essas ferramentas interpretam esses dados e trazem insights importantes.
O uso do Big Data pode ser aplicado para inúmeras ações de uma organização, ao estruturar os dados disponíveis em bancos de informações ou os obtidos pela internet, como em e-mails e mídias sociais.
Por meio dele, é possível programar ações mais assertivas para a empresa. Elas podem ser desde o desenvolvimento de novos produtos e até guiar ações de marketing e divulgação.
Implementar esta ideia gera custos para o desenvolvimento da ferramenta e para o armazenamento em servidores, mas garante resultados, ajudando a compreender melhor o que e como a empresa opera.
Software de gestão
A falta de gestão eficiente é um dos fatores responsáveis por mais de 20% das empresas que encerram as atividades no mesmo ano em que abrem o negócio.
Para ajudar no desenvolvimento do empreendimento deve existir planejamento, organização, redução de erros, liderança, otimização do tempo e capacitação dos colaboradores envolvidos.
Há hoje recursos tecnológicos que ajudam empresas a reduzir erros e melhorar a gestão empresarial. Alguns programas, por exemplo, ajudam no controle financeiro, no orçamento e até no marketing.
E a cada dia, sistemas de ERP e de CRM estão mais acessíveis para pequenas e médias empresas.
Solução na nuvem
Cloud Computing (ou computação na nuvem) é uma das tecnologias mais promissoras para negócios hoje.
Ela permite que dados sejam trocados de forma remota entre diferentes pessoas de uma mesma organização. Há diferentes tipos de nuvens que variam de acordo com o custo e o grau de segurança que oferecem a empresas.
Investir nessa tecnologia melhorar a flexibilidade e a eficiência e, além disso, o armazenamento e o backup na nuvem ajudam a garantir a integridade de arquivos importantes.
..
Quem sabe os motivos para investir em tecnologia sai na frente na hora de modernizar os negócios e fazer escolhas certas, focadas nas necessidades da empresa.
Conhecer as soluções de TI e as ferramentas ideais podem poupar tempo e recursos empregados. Afinal, não temos tempo a perder, não é mesmo?
Fonte: https://rits.dev/
Foto: Freepik