A importância do suporte de tecnologia da informação para a sua empresa

Muitas empresários têm dúvidas se vale a pena investir na implementação do Suporte de Tecnologia da Informação (TI) interno. Isso porque, embora a informatização esteja presente em grande parte das empresas de hoje, os gestores ainda buscam a melhor abordagem para esse tema.

Obter o máximo dos recursos existentes

Empresas sem o Suporte de Tecnologia da Informação geralmente não obtêm o máximo de desempenho de seus equipamentos de informática, tampouco utilizam todos os recursos e funcionalidades dos softwares instalados.

É comum que, sem a devida orientação, o usuário não tenha os conhecimentos necessários para instalar, configurar e atualizar programas e sistemas operacionais, e ainda, que não consiga ativar as funções mais complexas de um aplicativo ou recurso de rede, por exemplo.

De fato, as três áreas elementares da tecnologia da informação (infraestrutura, software e banco de dados) demandam a presença de profissionais especializados para seu perfeito funcionamento. Sendo assim, não adianta nada termos os melhores softwares e hardwares, se não possuímos pessoas capacitadas para operá-los. Assim como o melhor carro do grid não será o campeão sem uma boa equipe.

Eliminar despesas desnecessárias

Ter um setor de Suporte de Tecnologia da Informação impacta diretamente nos custos da empresa, eliminando desperdícios e cortando gastos inúteis.

Por exemplo, imagine que um gestor precisa adquirir um conjunto de computadores e softwares para um dos setores da empresa. Se os equipamentos e aplicativos estiverem muito além do necessário, houve um investimento em recursos que se manterão ociosos, logo, um desperdício. Por outro lado, se tais equipamentos estiverem aquém das funções exigidas, precisaremos de novos gastos para suprir a demanda.

Nesse sentido, o suporte de TI auxilia na tomada de decisões e na definição de estratégias, melhorando a adequação dos recursos de tecnologia às necessidades da empresa, o que gera uma diminuição de gastos. E mais: a própria instalação e o uso correto dos equipamentos permite a redução de custos, como energia elétrica, quantidade de equipamentos, gastos com manutenção etc..

Enfrentar os desafios do dia a dia da empresa

No cotidiano de um negócio, desafios surgem a todo momento, e com os recursos tecnológicos não é diferente. Um simples problema de software, banco de dados ou rede pode paralisar as operações da empresa por um longo período, o que será agravado se precisarmos contatar uma equipe externa, que não tem contato diário com as máquinas e programas utilizados.

Logo, uma das vantagens de ter uma equipe própria de TI é responder de forma adequada e imediata às emergências do dia a dia.

Por isso e pelo que mencionamos acima, o Suporte de Tecnologia da Informação é muito importante para as empresas. Só assim, os recursos de informática serão utilizados de maneira adequada, sem desperdícios e atendendo ao que acontece no cotidiano do negócio.

Fonte: blog.compila.com.br
Foto: Frrepik